logo ponto da mulher
Maternidade

10 situações que você nunca deve fazer com os filhos dos outros

Confira 10 coisas que tiram qualquer pai ou mãe do sério

publicado em: 22/07/2022

Tamanho:
Ouça a matéria:

Filhos dos outros podem nos meter em situações inconvenientes, principalmente se tomarmos algumas atitudes indesejadas. Afinal, como diz o ditado, “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”.

Algumas ocasiões nos fazem refletir a não fazer com o filho dos outros o que a gente não gostaria que fizessem com o nosso, né. Até porque o bem-estar das crianças é responsabilidade de todos nós.

 

Veja agora 10 atitudes indesejadas a não se fazer com os filhos dos outros.

Filhos dos outros: o que não fazer?

Só ofereça alimentos a criança com a autorização dos pais

Muitas vezes, os pais da criança optam em não dar algum tipo de alimento à criança ou por motivos de saúde, alergias, etc. Perguntem sempre antes de oferecer qualquer coisa aos pequenos.

 

Evite rótulos

Evite críticas negativas aos filhos dos outros. Não é porque a criança é muito tímida, manhosa, que faz muita arte que você precisa magoar os pais e também a elas. As crianças são sensíveis e internalizam o que ouvem.

Nunca beije o bebê

Os bebês são muito fofos e sempre despertam aquela vontade de beijá-los. Porém, lembre-se que a saliva pode conter inúmeras bactérias e vírus causadores de doenças sérias, como por exemplo a herpes.

Como fazer uma boa adaptação de animais de estimação e bebê

Jamais acorde a criança

Já é difícil fazer uma criança dormir, principalmente bebês recém-nascidos. Agora você imagina quando finalmente a gente consegue colocar a criança para dormir e alguém vai lá e a acorda?!?! Deixe a criança dormir! Faz bem para ela e também oferece um pouco de descanso aos pais.

filhos dos outros
Foto: DN Life

Os pais da criança são autoridades

Frases como “deixa ele!” ditas por pessoas "de fora" quando os pais estão repreendendo a atitude da criança são péssimas! A responsabilidade pela educação das crianças são dos pais.

Cuidado com a higiene do talher

Jamais compartilhe talher usado. Higienize sempre o talher antes de dar comida à uma criança que não seja seu filho. Assim, você o protege contra germes, bactérias e vírus.

 

Não fume perto da criança

Fumar ao lado de alguém que não fuma já é bastante incômodo, imagina ao lado de crianças. Lembrando que a fumaça é questão de saúde e bem-estar também.

Contato com outra criança doente

Se uma criança esta com gripe, por exemplo, evite que ela tenha contato com outras crianças. 

Evite comparações

Nada de fazer comparações como “Seu filho ainda não anda? O meu nessa idade já corria!” Isso é péssimo e acaba gerando cobranças e culpas desnecessárias.

 

Não deixe criança segurar um bebê no colo

Para alguns adultos segurar bebês já dá bastante medo por conta da fragilidade deles, imagina só uma criança? Só coloque o bebê no colo da criança se você estiver no controle da situação, com as mãos sempre entre o bebê e a criança.

avatar
Publicado por

Equipe ponto da mulher

Uma equipe inspirada pela diversidade do universo de cada mulher

Compartilhar: