logo ponto da mulher
Bem-estar

4 opções de tratamentos pedra nos rins

Veja as principais indicações de tratamento para pedra nos rins

publicado em: 14/07/2022

Tamanho:

Tratamentos pedra nos rins são determinados pelo nefrologista ou urologista, após analisarem as características da pedra e grau de dor descrito pela pessoa. Muitas vezes, apenas medicamentos para dor e que ajudam na saída da pedra podem resolver, mas no caso de pedras grandes, o médico pode indicar a realização de cirurgia para remove-las. 

 

A pedra nos rins é um problema que causa bastante dor e surge muitas vezes por baixa ingestão de água ou alimentação pouco saudável. Veja mais sobre tratamentos pedra no rins.

Tratamentos pedra nos rins

Veja 4 tratamentos pedra no rins mais utilizados pelos especialistas.

tratamentos pedra nos rins
Foto: Saúde da Mulher

Medicamentos

São indicados quando a pessoa apresenta crise de dores intensas e constantes. Eles são administrados via oral ou diretamente na veia, como anti-inflamatórios, analgésicos ou anti-espasmódicos. Além disso, o médico pode indicar a pessoa a tomar medicamentos que promovam a eliminação das pedras.

Cirurgia

Se o cálculo renal for grande (maior que 6 mm) ou se estiver bloqueando a passagem da urina, o médico poderá decidir entre as seguintes técnicas:

  • Litotripsia extracorpórea - são ondas de choque que transformam as pedras em pó, sendo assim eliminadas pela urina;

  • Nefrolitotomia percutânea - pequeno aparelho de laser para reduzir o tamanho do cálculo renal; 

  • Ureteroscopia - aparelho de laser que quebra as pedras nos rins quando estas estão localizadas no ureter ou na pelve renal.

 

Tratamento com laser

Também chamado de ureterolitotripsia flexível, o tratamento com laser tem como objetivo fragmentar e retirar as pedras nos rins a partir do orifício da uretra. O paciente fica sob anestesia geral, não há cortes ou incisões e o procedimento dura cerca de 1 hora, com uma recuperação rápida. 

Como eliminar pedra no rim rápido

Após a ureterolitotripsia, um cateter denominado duplo J é colocado na paciente, com o objetivo facilitar a saída de pedras que ainda estejam presentes e impedir a obstrução do ureter.

 

Tratamento natural

É indicado a paciente beber de 3 a 4 litros de água por dia para ajudar a eliminar as pedras de pequeno tamanho. Também é indicado uma alimentação com poucas proteínas e sal, já que isso pode evitar que apareçam novas pedras ou que as pedras pequenas aumentem de tamanho.

Veja também

Cólicas menstruais e dores intestinais? Saiba que o chá de louro é uma poderosa arma

Chá de louro contém vários benefícios para o corpo; veja algumas dicas

10 receitas de chá para infecção urinária para ajudar no seu tratamento

Veja os melhores tipos de chá para infecção urinária recomendados por ginecologista 

avatar
Publicado por

Equipe ponto da mulher

Uma equipe inspirada pela diversidade do universo de cada mulher

Compartilhar: