logo ponto da mulher
Cultura

7 filmes de histórias reais de mulheres inspiradoras

Conheça 7 obras inspiradoras que contam histórias reais de mulheres guerreiras

publicado em: 19/05/2022

Tamanho:
Ouça a matéria:

Filmes de histórias reais de mulheres: as mulheres lutam durante anos por mais espaço e voz na sociedade como um todo. É uma tarefa árdua e difícil, mas que cada ano que passa vai ganhando mais forças. E que tal assistir filmes de histórias reais de mulheres guerreiras e inspiradoras?

Separamos aqui uma lista com 7 produções para você assistir hoje mesmo.

Filmes de histórias reais de mulheres

filmes de histórias reais de mulheres
Reprodução: Youtube

Confira 7 Filmes de histórias reais de mulheres:

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2017, e narra a história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). Juntas, essas três mulheres negras foram responsáveis por feitos históricos na NASA (Agência Espacial Americana). 

Grandes Olhos (Big Eyes, 2014)

A pintora Margaret Keane (Amy Adams) ficou bastante famosa por representar mulheres e crianças com olhos grandes (inclusive é o nome do filme). Ela assinava suas obras apenas com o sobrenome, que era de seu marido, o pintor Walter Keane (Christoph Waltz). Só que ele começou a vender as obras como se elas fossem de sua autoria, já que na década de 50 era difícil uma mulher conseguir se destacar pelo seu trabalho. 

Frida (2002)

Frida Kahlo (Salma Hayek) é uma das mulheres mais reconhecidas pelo seu trabalho. Ela é casada com o pintor Diego Rivera (Alfred Molina) e tinha uma vida bastante sofrida.

Mulheres Empoderadas: o que querem, frases e inspirações para se Espelhar

Amelia (2009)

Amelia Earhart (Hilary Swank) foi a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico sozinha pilotando um avião, o que resultou a ela a medalha "The Distinguished Flying Cross", concedida a pessoas que realizaram grande conquista ou fizeram um ato heroico em um voo aéreo. 

As Sufragistas (Suffragette, 2015)

O filme traz figuras históricas da luta das mulheres britânicas pelo direito ao voto universal. A protagonista foi inspirada na vida da ativista Hannah Mitchell, que lutava pelo sufrágio feminino de forma pacífica.

Malala (He Named Me Malala, 2015)

A história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, baleada pelo talibã por lutar pelos direitos das meninas a irem para a escola, é contada nesse documentário da pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel (o da Paz).

O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker, 1962)

Essa obra é mais dos filmes de histórias reais de mulheres. Nessa, a vida de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma educadora com quase nenhuma visão que tem se torna professora de Helen Keller (Patty Duke), a primeira pessoa cega e surda a ter um bacharelado. Helen chega a se formar em jornalismo e vira uma grande escritora, mas o filme não chega nessa parte.

avatar
Publicado por

Equipe ponto da mulher

Uma equipe inspirada pela diversidade do universo de cada mulher

Compartilhar: