Mamografia: tipos e doenças que o exame detecta
Mamografia é um exame que pode detectar o câncer de mama e outras anormalidades; confira mais
publicado em: 23/09/2022Mamografia é um exame de imagem das mamas feito por meio da emissão de raios-x e que tem por finalidade detectar precocemente alterações nas mamas. Esse exame é importante para saber problemas antes mesmo da manifestação clínica percebida pela paciente, como lesões, nódulos, assimetrias e câncer de mama.
Abaixo, veja os tipos de exames feitos e as doenças detectadas pelo procedimento.
Mamografia
Podemos selecionar três tipos de mamografia mais comuns para rastreamento e diagnóstico do câncer de mama e outras alterações. Confira:
Mamografia convencional - esse exame fornece imagens por meio de raio-x, de forma analógica, sendo um pouco desconfortável em caso de mamas densas principalmente;
Mamografia digital - a diferença da digital para a convencional é que após a radiografia, o aparelho digital transforma a radiação em um sinal elétrico e envia as imagens para um computador (tomossíntese digital de mama);
Mamografia 3D - exame que permite a mama ser vista por camadas e ângulos diferentes, fornecendo assim um diagnóstico mais preciso.
Confira mais dicas de Bem-Estar aqui
Quando é indicada
A partir dos 40 anos ou em mulheres de maior risco e/ou com forte histórico familiar, é indicado fazer esse exame por prevenções e controle. Mulheres grávidas não podem, realizar o exame, assim como mulheres jovens ou com mamas muito densas.
Como funciona
O exame costuma durar entre 10 à 15 minutos, com uma exposição das mamas ao raio-x, onde são transmitidos por meio dos tecidos mamários e espalhados para o tecido circundante. A mama é levantada e posicionada na placa e a compressão é aplicada por cima.
É fundamental o posicionamento adequado das mamas para não excluir parte das mamas no campo de visão e não arriscar a visualização de um câncer. O exame em si não é dolorido, mas pode ser desconfortável para algumas mulheres.
Valores
A mamografia pode variar de R$ 50 a R$ 180. O exame também é feito pelo SUS, que prioriza dela para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.